Saturday, March 04, 2006

O carnaval já passou, mas...


Você sabe como calcular a data do próximo?

Num ano é março, noutro é em fevereiro. Às vezes no começo, outras no fim do mês...o Carnaval nunca é no mesmo dia! Isso você já deve ter percebido há alguns anos, mas você sabe por quê?

A culpa não é do Governo, como alguns já devem ter pensado - não é o presidente, governador ou prefeito quem decide quando colocar o feriado, de acordo com seus interesses, como algumas teorias conspiratórias podem apontar. Muito menos as cervejarias ou fabricantes de confetes e serpentinas decretam a data de acordo com as necessidades de aumento nas vendas.
Apesar de ser um feriado pagão, o início do Carnaval é determinado pela Igreja Católica, tomando como base a data da Páscoa. Nesse momento é a hora de você se perguntar: mas como a Páscoa também cai em datas diferentes? Jesus Cristo ressuscita cada ano num dia distinto?
Aí vai a resposta: a Igreja Católica não tem uma data exata da ressurreição de Cristo, mas tem acertado que ela aconteceu no primeiro domingo após o 14º dia de lua nova (ou seja, no primeiro domingo de lua cheia) depois do equinócio da primavera no hemisfério norte.
Com essa informação, é calculada a data da Páscoa de cada ano, por conseqüência a Sexta-feira Santa, a Quinta-feira da Paixão e o Sábado de Aleluia. É a partir dele que se deve contar 40 dias para trás (período chamado de Quaresma). O resultado da conta é a quarta-feira de cinzas!
É uma conta meio complicada, mas ela já foi feita para vários anos. Encontramos um site na internet que faz o cálculo para você.

Dica:
Como o equinócio de primavera no hemisfério norte cai sempre entre os dias 20 ou 21 de março, e a primeira lua cheia depois do equinócio acontece no máximo 29 dias depois, o limite máximo para a Páscoa é 25 de abril.

A data mínima para a Páscoa é 22 de março, pois o 1º dia da lua nova antes do equinócio fica, necessariamente, entre 08 de março e 05 de abril. O domingo de Carnaval cairá sempre no 7o domingo que antecede ao domingo de Páscoa.

0 comments:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites